Os 5 pilares da Inteligência Emocional e Como Aplicar
top of page

Os 5 pilares da Inteligência Emocional e Como Aplicar

Atualizado: 7 de jun. de 2022

A inteligência emocional se traduz na possibilidade do ser humano de aprender a lidar com as próprias emoções e usufruí-las em benefício próprio.

Sua essência se dá quando conseguimos conciliar o lado emocional e racional do cérebro.

Assim, entender os pilares da Inteligência Emocional e aplicá-los diariamente, possibilitará a construção de relações saudáveis e tomada de decisões conscientes, evitando que o indivíduo venha a se arrepender de seus atos impulsivos.


Daniel Goleman, jornalista científico especializado nessa área, elenca os cinco pilares da Inteligência Emocional (IE), quais sejam:


1 - Conhecer as próprias emoções


O primeiro passo é se conhecer, analisar suas emoções e as ações que você faz em resposta aos estímulos. Essa é a chave da inteligência emocional! Mas você deve estar ciente de que a Inteligência Emocional é um processo gradual e que varia de pessoa para pessoa. Não apresse as coisas, não se desespere. A nossa dica para você conhecer melhor as suas próprias emoções é colocar seus sentimentos e suas ações em um papel e, depois, refletir profundamente sobre isso.


2 - Controlar as emoções


Tenha em mente que todos nós passamos por momentos estressantes na vida, ou nos sentimos ansiosos por algum motivo. Aprender a lidar com as emoções e controlá-las te colocará na direção certa conforme cada situação, e fará toda a diferença entre o equilíbrio e a disfunção.


Você deve evitar pensar de imediato em um resultado negativo. Seja otimista, tente enxergar sempre o lado positivo das coisas e lembre-se que cada situação possui diversas saídas, basta você procurá-las. E quando estiver sob pressão, a coisa mais importante é tentar manter a calma. Encontre uma distração, realize uma atividade prazerosa e canalize sua ansiedade.


3 - Automotivação


Lembre-se que pensar antes de tomar as decisões lhe trará diversos benefícios e evitará o conflito com os seus pares e o arrependimento de seus atos. Ao saber utilizar adequadamente suas emoções você chegará aos seus objetivos. Nunca perca a esperança! Tudo é possível, desde que você corra atrás daquilo que você quer de maneira consciente e sem passar por cima do outro!


Assim, você deve aprender a responder aos seus estímulos, um processo consciente que envolve analisar como você se sente, para depois decidir como você quer se comportar para atingir suas metas. Em contrapartida, temos o processo inconsciente de reagir, onde experimentamos um gatilho emocional, expressando essa emoção de maneira instantânea, o que gera arrependimentos e desvios de nossas metas.


4 - Empatia


Experimente diferentes formatos de blog. Em um determinado mês, publique apenas 1 dia, depois tente um post de “Como fazer” ou um de “Perguntas frequentes”. Existem muitos templates que podem ajudar.


5 - Saber se relacionar interpessoalmente


Outro ponto chave para o sucesso é saber ter boas relações, guiando as emoções dos outros. Isso criará um ambiente positivo a sua volta, melhorando não só a sua qualidade de vida, mas também contagiando aqueles ao seu redor.


Vantagens da Inteligência Emocional


Agora que você compreendeu quais são os 5 pilares da Inteligência Emocional, já deve ter extraído alguns benefícios de ter uma IE bem desenvolvida. Todos vivemos cercado por obstáculos diários, metas e prazos para cumprir, família e filhos para lidar, reuniões para participar e decisões para tomar! Estamos constantemente sendo observados e avaliados: vivemos sob pressão o tempo todo. Para lidar com as pressões diárias, a chave é aplicar os pilares da Inteligência Emocional, o que lhe trará vários resultados positivos.


Veja algumas das principais vantagens que você alcançará ao desenvolver melhor sua Inteligência Emocional:


– Diminuirá os níveis de ansiedade e estresse; – Diminuirá de discussões nos seus relacionamentos; – Melhorará os relacionamentos interpessoais; – Terá mais empatia pelo outro; – Mais equilíbrio emocional; – Maior clareza nos objetivos e ações; – Melhorará a capacidade de tomada de decisão; – Melhorará a administração do tempo e produtividade; – Aumentará o nível de comprometimento com suas metas; – Terá mais senso de responsabilidade e uma melhor visão do futuro; – Aumentará a autoestima e autoconfiança.


Lembre-se que todas as suas emoções influenciam nas suas decisões, nos seus relacionamentos e até no seu trabalho. Entender e aplicar os pilares da Inteligência Emocional será primordial para o seu sucesso profissional e pessoal! Pessoas que aprendem a lidar com a Inteligência Emocional sabem pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, e não permitem que as suas emoções administrem sua vida e se acumulem de forma a atrapalhar seu trabalho.


Fonte: FEBRACIS

1.244 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page